A busca por novas alternativas legais
Estamos vivendo numa época onde novas tecnologias surgem a cada instante e transformam o dia-a-dia das pessoas e das empresas, a exemplo da Nota Fiscal Eletrônica. Para ter competitividade no mercado, as empresas devem estar com a situação fiscal organizada e regularizada.
A inteligência fiscal permite que o empresário tenha uma ‘fotografia real’ das atividades tributárias e da situação fiscal da empresa. Isso possibilita a busca de caminhos alternativos para reduzir o impacto fiscal sobre a estrutura financeira do negócio.
Segundo Fábio Pereira Ribeiro, presidente da Docs Inteligência Fiscal e autor do livro ‘Inteligência Fiscal na Controladoria’, ações como verificar a regularidade dos documentos fiscais emitidos pelos fornecedores, acompanhar a emissão de certidões, verificar a situação cadastral e fiscal dos sócios, evitar retificações constantes nas declarações e acompanhar o entendimento da situação fiscal da empresa do ponto de vista do Fisco impedem que a empresa caia em armadilhas fiscais.
Com isso, a empresa só ganha, reduzindo os custos e criando condições de monitorar o cotidiano com o Fisco, protegendo de fornecedores inaptos, identificando e eliminando fraudes fiscais.
Assim, o planejamento e as ações preventivas tornam-se importantes ferramentas de gestão, possibilitando ao empresário organizar seu negócio e reduzir seus gastos dentro do que a legislação permite. O profissional contábil pode ser um grande aliado em todo esse processo, pois detém conhecimentos para auxiliar na viabilização de todos esses procedimentos.